PIMENTA! UM CONDIMENTO OU ARMA?

Por Favor o Blog mudou de endereço agora é:

http://tecnologianaoletal.blogspot.com.br/

ou no FACEBOOK

https://www.facebook.com/TecnologiaNaoLetal

Elas quase sempre são vermelhas. Temidas por uns e amadas por outros, a pimenta sempre esta presente nas mesas dos brasileiros. Principalmente na mesa dos baianos!
A palavra pimenta é um termo usado para algumas classes de plantas que apresentam a característica de ardência. Essa ardência depende da sensibilidade individual aos componentes da pimenta.
E você sabe quais são esses componentes?


 Piperina e capsaicina

São essas duas substâncias responsáveis pelo ardor das pimentas.
A molécula da piperina apresenta cadeia carbônica mista com várias insaturações e um anel benzênico, possui ainda duas funções éter e uma função amida N,N di-substituída. A molécula é insolúvel em água porem, é solúvel em éter, álcool, clorofórmio e em solventes apolares.
piperina
A capsaicina apresenta também cadeia carbônica mista, uma função éter, a função fenol, um anel benzênico e um hidrogênio na função amida, o que torna a capsaicina pouco mais solúvel em água do que a piperina, mas dissolve-se bem em álcool, benzeno e clorofórmio.
Quanto ao ardor, a capsaicina é cerca de 200 vezes mais potente que a piperina muito provavelmente devido a sua solubilidade em água.
capsaicina
Como são bastante solúveis em solventes apolares, os molhos preparados com óleos apresentam concentração maior dessas substancias e, conseqüentemente, maior ardência.
A capsaicina é uma agente lacrimogênio (composto químico que irrita os olhos e causa lacrimejo, dor e até mesmo cegueira). O spray é uma mistura entre a capsaicina, extraída da pimenta, que é o componente que causa o ardor, e um tipo de óleo sintético, que dificulta a retirada do produto quando lançado em alguma pessoa. O spray de pimenta atua nas mucosas dos olhos, nariz e da boca causando irritação, ardor e sensação de pânico.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário